segunda-feira, 4 de abril de 2011

Música para bebês


A Anninha (19 dias) é um doce de bebê, muito tranquila e calminha, mama super bem e dorme como um anjinho! Assim como a Clara quando nasceu, a Anna também reconheceu nossas vozes logo nos primeiros dias de vida (principalmente da mana Clara, que eu acho que era a que ela mais ouvia quando estava na barriga) e sempre que eu canto músicas pra Clara dormir ela fica bem quietinha prestando atenção pois já ouvia este meu cantarolar tempos antes de nascer!

Este reconhecimento sonoro tranquiliza o bebê, é como se ele sentisse que está seguro pois está em um ambiente que já esteve antes. Além da voz dos familiares, a música (mesmo que seja novidade para o recém-nascido) faz muito bem para o desenvolvimento dos bebês. Há estudos que indicam a música clássica como sendo a mais benéfica para os pequenos, inclusive para melhorar o padrão de sono dos recém-nascidos, como mostra a reportagem sobre os bebês de uma maternidade da cidade eslovaca de Kosice-Saca.

Em 2008, quando a Clara tinha 6 meses, fizemos parte de uma aula de música para bebês do Instituto de Arte da Ufrgs que foi muito estimulante! Inclusive, na época, uma reportagem foi feita pela RBS sobre o tema. Clara e eu demos nossa contribuição, segue abaixo o vídeo da reportagem:



3 comentários:

  1. Linda reportagem e post a respeito da importância da música e do reconhecimento da voz materna no desenvolvimento da criança em seu aspecto global.Parabéns,um abraço
    Suzana

    ResponderExcluir
  2. Thaís Della Giustina5 de abril de 2011 às 05:49

    Gi,

    Adorei! Que bom relembrar as aulas de música no IA.
    Beijão,

    Thaís

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Thaís...
    Tu e o Sesê aparecem na gravação e lembrei daqueles tempos quando voltei a assistir o vídeo!
    Vamos combinar um encontro pro final de semana?!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir