quinta-feira, 31 de março de 2011

Alimentação no Outono (Nutricionista Jacira Santos)


“Os regimes alimentares devem ser adaptados aos sabores e as cores. Eles conservam a energia e o domínio sobre as energias é primordial.” 

Ling Shu – comentários 56


No Outono as árvores começam a perder suas folhas, os frutos do verão caem, os grãos e as sementes vão para os celeiros garantir a alimentação no Inverno ou ficarão na terra para brotar na Primavera.

É o período mais seco do ano e com grandes variações climáticas, exigindo uma alimentação que fortaleça nosso sistema imunológico e prepare nosso organismo para os rigores do inverno.  

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, tal como na natureza, o outono no organismo humano representa a colheita. As funções dos Pulmões e do Intestino Grosso têm o objetivo de assimilar o essencial e descartar o inútil. As atividades destes órgãos dão ordem e ritmo a todas as outras funções orgânicas e são sensíveis ao desequilíbrio no outono.

As frutas e os vegetais que a natureza oferece no outono, são mais consistentes, não tão aquosos e frios como os frutos do verão, e fornecem os nutrientes necessários para o organismo enfrentar o clima inconstante da estação. É tempo de goiaba que tem quatro vezes mais vitamina C do que a laranja, caqui também rico em vitamina C, bergamotas, laranja, e abacate.    

Devemos utilizar diariamente vegetais das quatro cores básicas: brancos, vermelhos/arroxeados, amarelos/alaranjados e verdes. Os vegetais de cor branca como nabo, couve-flor, cebola, abobrinha, berinjelas devem constar em maior quantidade, pois tonificam o pulmão e Intestino Grosso devido à suas propriedades energéticas e a presença de nutrientes e fitoquímicos importantes como quercitina, glucosinolato e flavonóides que protegem estes órgãos. As raízes como cenoura, beterraba, rabanete e os vegetais folhos devem estar presentes na alimentação diária.

Quanto aos sabores, a dietética chinesa recomenda moderação nos alimentos, condimentos e bebidas de sabor picante e amargo, são sabores que secam os líquidos orgânicos e dispersam a energia do pulmão. O sabor ácido produz líquidos orgânicos, o salgado ajuda a reter os líquidos no organismo ajudando a manter o organismo hidratado na secura do outono. O sabor doce está presente naturalmente nos cereais e frutas.

Alimentos e condimentos que não podem faltar na alimentação de outono são: batata,  mandioquinha, cebola, alho poró, agrião, gengibre, anis, anis estrelado, cominho, amendoim, goiaba, caqui, laranja, bergamotas,  couves, leite e laticínios e  mel.

Receita de outono
Penne ao molho de legumes e amêndoas laminadas

Ingredientes:  500g de macarrão tipo penne, 5 litros de água,  1 colher de sobremesa rasa de sal,  ½ xícara. de cebola picada,  ½ xícara de alho poró, 1 xíc. de abobrinha ralada, ½ xic. de cenoura ralada, 4 c.sopa de azeitonas pretas picadas, 4 c.sopa de azeite de oliva, orégano, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de amêndoas laminadas.

Preparo: Coloque a água para ferver quando levantar fervura coloque sal e o macarrão. Refogue a cebola e alho poró no azeite de oliva, acrescente a abobrinha, a cenoura e as azeitonas e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Retire do fogo acrescente o orégano. Cozinhe o macarrão al dente, escorra e volte com o macarrão para panela e acrescente o molho de legumes e mantenha aquecido. Derreta a manteiga acrescente as amêndoas laminadas e frite até dourar. Coloque as amêndoas sobre o macarrão com o molho e sirva.

Rendimento: 6 porções

Valor Calórico por porção: 665kcal

Valor Nutricional:  Proteínas 15g (11%) – Carboidratos 75g (54%)  - Gorduras 21g (35%)

Nutricionista Jacira Santos
(Alimentação naturalista e dietética chinesa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário