quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vegan Recipes - 1º dia

Seguindo a incrível ideia da minha amiga Silvia Moura resolvi compartilhar (inicialmente durante uma semana) as receitas que preparo aqui em casa, seja para o almoço, lanche da tarde ou janta. São comidinhas veganas simples e saborosas (todos aqui em casa raspam o prato), em geral de preparo rápido! Sempre que possível colocarei fotos ilustrando as receitas. Com isto espero mostrar que seguir uma alimentação vegetariana/vegana pode ser prático, gostoso, saudável e acima de tudo ético! Lá vamos nós!

Para o primeiro dia do Vegan Recipes compartilho os bolinhos que costumo fazer aqui em casa. Sendo uma receita vegana (adaptada por mim) não utiliza ingredientes de origem animal, como leite e ovos. Garanto que ficam fofinhos e macios, deliciosos! Eu faço em forma de cupcakes mas pode ser feito como bolo tradicional, a receita dá para um bolo pequeno ou 9 cupcakes.

CUPCAKES DE CACAU & CÔCO

Ingredientes:

  • 1 xícara (bem cheia) de farinha integral;
  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
 (TOTAL de duas xícaras de ingredientes secos)
  • 1/2 xícara (um pouco menos) de óleo;
  • 1/4 xícara de água quente;
  • 1/4 xícara de leite de côco.
(TOTAL de 1 xícara de ingredientes líquidos)

Preparo: Misturar os ingredientes secos em uma tigela e depois acrescentar os ingredientes líquidos. Bater bem com uma colher. Fica uma massa com pouca consistência, meio mole mesmo. Colocar nas forminhas deixando espaço para que possam crescer. Deixar em torno de 20min. em forno pré-aquecido (180ºC).

Cobertura: O caramelo de açúcar mascavo é feito com 6 colheres de açúcar e 3 colheres de leite de côco. É só colocar em uma panela e cozinhar até dar aquele ponto de bala. Para o toque final polvilhar côco ralado com a cobertura ainda quente.







2 comentários:

  1. São uma delícia mesmo! E como ficam fofos!
    Aguardo ansiosa pelas próximas receitas... besitos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Aline!
    E nós estamos ansiosas pela próxima "festa do sling"!
    Beijão, amiga! =)

    ResponderExcluir