sexta-feira, 11 de março de 2011

Final de gestação...

O final da gestação é um momento em que a sensação de espera se intensifica! E não é só a mamãe que espera, toda a família, os amigos, os envolvidos mostram-se ansiosos para a chegada do bebê! Entendo perfeitamente a curiosidade de todos, mas confesso que sinto-me um tanto incomodada com o turbilhão de perguntas: "E então?" - "Quando vem o nenê?" - "Algum sinal?" - "É pra quando?" - "Como está? Sente alguma coisa?" e por aí vai... 

Há uma dificuldade no ser humano em deixar a natureza agir, queremos a todo custo estar no controle da situação... Ok, são 40 semanas (mas não estamos lidando com a exatidão da matemática), e além do mais, muitas vezes nem se espera as mínimas 40 semanas de gestação pra vir com uma desculpa esfarrapada de que a mulher, infelizmente, não teve dilatação. Imaginem só, ao corpo feminino perfeito não foi dada a oportunidade de entrar em trabalho de parto e querem que acreditemos que não houve dilatação?! Claro que não houve, não esperaram!

Paciência, calma, confiança, tranquilidade... É o que desejo para todas mulheres que estão no final de sua gestação (assim como eu, com 39 semanas)! Estes são os últimos momentos de grávida, então tente aproveitar: sentir o seu corpo, despedir-se da barriga e conversar muito com o bebê. 

Segue abaixo uma tabela muito esclarecedora escrita por Ana Cristina Duarte sobre Mitos e Fatos envolvendo o parto e que acabam levando a mulher a uma cesária desnecessária (apesar de parecer ter uma explicação):



MITOEXPLICAÇÃOFATOS
Falta de DilataçãoMuitas mulheres hoje em dia dizem que não conseguiram ter um parto porque tiveram falta de dilatação.Tecnicamente não existe falta de dilatação em mulheres normais. Ela só não acontece quando o médico não espera o tempo suficiente. A dilatação do colo do útero é um processo passivo que só acontece com as contrações uterinas.
Bacia EstreitaUma mulher com bacia estreita não teria espaço para a passagem do bebêExistem situações não muito comuns em que um bebê é grande demais para a bacia da mulher, ou então está numa posição que não permite seu encaixe. Não mais que 5% dos partos estariam sujeitos a essa condição. Além disso, tecnicamente é impossível saber se o bebê não vai passar enquanto o trabalho de parto não acontecer, a dilatação chegar ao máximo e o bebê não se encaixar.
Parto SecoUm parto depois que a bolsa rompeu seria uma tortura de tão doloroso.A verdade é que depois que a bolsa rompe o líquido amniótico continua a ser produzido, e a cabeça do bebê faz um efeito de "fechar" a saída, de modo que o líquido continua se acumulando no útero. Além disso o colo do útero produz muco continuamente que serve como um lubrificante natural para o parto.
Parto DemoradoUm bebê estaria correndo riscos porque o parto foi/está sendo demorado.Na verdade o parto nunca é rápido demais ou demorado demais enquanto mãe e bebê estiverem bem, com boas condições vitais, o que é verificado durante o trabalho de parto. Um parto pode demorar 1 hora como pode demorar 3 dias, o mais importante é um bom atendimento por parte da equipe de saúde. O que dá à equipe as pistas sobre o bebê são os batimentos cardíacos. Enquanto eles estiverem num padrão tranquilizador, então o parto está no tempo certo para aquela mulher.
Bebê passou da horaO bebê teria como uma "data de validade" após a qual ele ficaria doenteOs bebês costumam nascer com idades gestacionais entre 37 e 42 semanas. Mesmo depois das 42 semanas, se forem feitos todos os exames que comprovem o bem estar fetal, não há motivos para preocupação. O importante é o bom pré-natal. Caso os exames apontem para uma diminuição da vitalidade, a indução do parto pode ser uma ótima alternativa.
Cordão EnroladoA explicação é de que o bebê iria se enforcar no cordão umbilicalO cordão umbilical é preenchido por uma gelatina elástica, que dá a ele a capacidade de se adaptar a diferentes formas. O oxigênio vem para o bebê através do cordão direto para a corrente sanguínea. Assim, o bebê não pode sufocar.
Não entrou/não teve  trabalho de partoA idéia aqui é de que a mulher em questão tem uma falha que a impede de entrar em trabalho de partoA verdade é que toda mulher entra em trabalho de parto, mais cedo ou mais tarde. Ela só não vai entrar em trabalho de parto se a operarem antes disso.
Não tem dilatação no final da gravidezA explicação é que o médico fez exame de toque com 38/39 semanas e diz que a mulher não vai ter parto porque não tem dilatação nenhuma no final da gravidez.Tecnicamente uma mulher pode chegar a 42 semanas sem qualquer sinal, sem dilatação, sem contrações fortes, sem perder o tampão e de uma hora para outra entrar em trabalho de parto e dilatar tudo o que é necessário. É impossível predizer como vai ser o parto por exames de toque durante a gravidez.
Placenta envelhecidaA placenta ficaria tão envelhecida que não funcionaria mais e colocaria em risco a vida do bebêO exame de ultra-som não consegue avaliar exatamente a qualidade da placenta. A qualidade da placenta isoladamente não tem qualquer significado. Ela só tem significado em conjunto com outros diagnósticos, como a ausência de crescimento do bebê, por exemplo. A maioria das mulheres têm um "envelhecimento" normal e saudável de sua placenta no final da gravidez. Só será considerado anormal uma placenta com envelhecimento precoce, por exemplo, com 30 semanas de gravidez.


Ana Cristina Duarte
Doula, Educadora Perinatal, Graduanda em Obstetrícia pela USP Leste


Mãe de Júlia (Cesárea Desnecessária) e Henrique (Parto Normal Hospitalar)




3 comentários:

  1. Olá, estou com 38s e todos os dias muitas pessoas me enchem de perguntas... Isso quando não resolvem contar histórias trágicas de partos etc...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Flavi...
    O pior são estes relatos trágicos mesmo!
    O pessoal perguntando faz parte, todos querem saber e participar...
    Gostei muito do teu blog, já comentei lá!
    Boa hora pra chegada do baby!
    Beijinhos! =)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita Gisele!

    Se estou ansiosa na 38a semana imagino você que já passa da 39a rss...
    Vou ficar aqui na torcida para que seu TP inicie o quanto antes.

    Beijinhos

    ResponderExcluir