sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Parto do Princípio

Esclarecimento é a base da liberdade. Uma mulher nunca estará realmente livre para escolher como quer que aconteça o nascimento de seu bebê se não estiver bem informada e livre dos medos e monstros criados acerca do parto por uma sociedade patriarcal. É triste, mas hoje nem me surpreendo mais ao perguntar (muitas vezes nem pergunto) para as novas mamães que conheço como foi seu parto, só dá cesariana. Confirmando esta realidade, as estatísticas brasileiras nos mostram que em hospitais privados "de cada dez partos, oito são cesarianas". O número de cesarianas em hospitais particulares no Brasil  é um dos mais altos do mundo! leiam a reportagem

O que as mulheres grávidas realmente querem? Do que elas são capazes? O que é o melhor para uma mãe e seu bebê? Como uma grávida de primeira viagem se sente? Quem pode esclarecer suas dúvidas e diminuir seus temores? O medo diante do desconhecido cresce como um monstro! O triste é saber que muitos profissionais da área da saúde alimentam este monstro, fazendo-o crescer ao ponto de torná-lo maior que o instinto e a coragem maternas inerentes em toda mulher.

Parto do princípio acessem o site de que o melhor caminho é sempre o mais natural e tenho certeza de que ao compartilharmos informações e experiências estaremos mais fortes e confiantes! Portanto, mamães, a minha sugestão: leiam, pesquisem, conversem, sintam... Sejam protagonistas desta experiência única que é o nascimento de uma vida!

  • Aproveito para indicar o trabalho da doula Fabiana Panassol, que esteve comigo durante o nascimento de minha filha Clara. leiam meu relato de parto disponível no site Luz Materna
  • Outra fonte de leitura riquíssima é o livro Memórias do Homem de Vidro, do obstetra humanista Ricardo Jones. O livro abre o campo de visão sobre o que é o nascimento, mostrando as descobertas de um jovem obstetra e suas incríveis experiências em partos hospitalares e domiciliares, além de ser uma leitura deliciosa!
  • Recentemente meu esposo me mostrou uma reportagem interessante sobre parto humanizado no site ClicRBS, acho válido pois ajuda a montar um plano de parto com todas as suas preferências para o momento do nascimento.
  • Assistam este lindo documentário sobre parto natural humanizado: Parto Natural - Natural Birth.

4 comentários:

  1. Concordo contigo, Gisele. Esclarecer-se é empoderar-se. Muito legal a ideia do blog para trazer informações para as mamães que estão buscando uma experiência gostosa e natural com a maternidade. Gostaria de te fazer uma sugestão/pedido: que tu escrevesses sobre a experiência de criar uma criança vegetariana, quais são os maiores desafios, se suplementa alguma coisa, como fica com as festinhas... Sabe como é, né? Dúvida de mãe vegetariana de primeira viagem... Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Aline! Com este blog espero poder reunir informações úteis e gerar troca de experiências... Excelente sugestão a tua, certamente o vegetarianismo infantil/familiar (ou até gestacional, se é que posso chamar assim) será o próximo assunto! =D

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi! bem vinda ao mundo adorável das mães blogueiras! tá iniciada a parceria com o www.maternagemnatural.blogspot.com (vamos colocar os links?). ficamos em contato, com certeza o nascimento da Anna será lindo e estarás muito bem acompanhada pela Fabi e turma e cercada de amor!
    muita luz, quando puderes, apareça na Arca comer uma comidinha vegetas que nossas crianças adoram (vc tb aline)!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Bruna! Já entrei no teu blog e achei incrível, já sou "seguidora"! Que bom te ter por aqui... Beijos pra ti e pro Miguel! =)

    ResponderExcluir