sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Criança Vegetariana

Vegetarianismo ético, consciente e em busca de uma vida saudável para mim e para o planeta. Foi com este pensamento e a partir do documentário "A carne é fraca" (agradeço a minha irmã por ter me apresentado este vídeo e a visão crítica que ele traz) que tornei-me vegetariana há cerca de 6 anos. Desde minha infância convivo com uma alimentação saudável (agradeço a meus pais por esta base), passeando na feira ecológica aos sábados e comendo muitas frutas e legumes orgânicos.

Durante a gravidez da Clara não modifiquei minha alimentação vegetariana e ela nasceu super forte, com 4kg e 52cm. Nunca gostei de alarmar minha opção, a não ser quando percebia que o assunto poderia render uma conversa inteligente e agradável sobre o assunto. Na maioria dos casos, quando alguém "descobria" que eu seguia uma alimentação livre de carnes, perguntava abismado: "E tu come o quê?" Como assim O QUÊ? Eu como TUDO, menos carne... Gente, isso me deixava (e ainda deixa) sem paciência! 

Acredito muito no natural, não sigo tabelas nutricionais ou penso o que devo comer para substituir tal ou tal alimento. Não é preciso olhar duas vezes para perceber que as frutas e legumes que encontramos nos supermercados são grotescamente plásticas comparadas às delícias orgânicas que podemos encontrar na feira ecológica ou em nossa própria horta! Não é preciso ter uma tabela pra me dizer que um suco natural feito na hora está rico em vitaminas e que meu corpo agradecerá se eu deixar de tomar coca-cola todos os dias! É preciso equilibrar, comer um pouco de tudo, sentir o sabor de um inhame bem macio, de um feijão bem temperado, de uma fruta da época, de uma amêndoa, de uma cenoura docinha...

O mito de que criança não come legumes e verduras ou que faz cara feia pra frutas só poder ter sido criado por alguém que também não curtia comer tais alimentos. Se no ambiente familiar há o consumo saudável e diversificado, a criança naturalmente terá um paladar aguçado e apreciará estes alimentos. Sinceramente, não sei explicar (se é que deveria) como substituo a carne em nossa alimentação aqui em casa, só sei que comemos de tudo e que raramente ficamos doentes. Sinto que com uma alimentação natural e livre de carnes nosso dia-a-dia torna-se mais leve e ao mesmo tempo mais energético!

Desde que a Clara começou a frequentar a Escola e a participar das festinhas de aniversário dos colegas, me preparei para que ela pudesse experimentar algum tipo de carne pois não queria ter que solicitar a professora que monitorasse suas escolhas. Logo nas primeiras vezes a professora me contou que ela pegava um salgadinho que tinha carne, mordia e queria devolver dizendo que não havia gostado. Como ela já estava com quase 3 anos, achei importante conversar com ela e explicar que aqueles alimentos (salsicha, frango, guisado, etc.) eram carne, carne de bichos: boi, porco, galinha. Complementei dizendo que em casa havíamos decidido não comer carne, mas que muitas pessoas comiam e ela poderia se quisesse. Desde então ela sempre pergunta se tem "calne" antes de comer um salgadinho ou faz um comentário bem ao modo sincero e direto de toda criança (como ela fez esses tempos ao apontar para o prato de um amiguinho que estava almoçando no shopping): "eu não gosto de calne".

Fora a tal da "calne" é difícil encontrar alimento que não agrade a Clarinha, inclusive sorvete e chocolate... Não pensem vocês que vegetariano não come guloseimas de vez em quando!






5 comentários:

  1. Que texto bem escrito, leve, com conteúdo.. essa criança é linda, não é? E super saudável! E se a gente não pára ela, ela come pepino picado em rodelas, ou qq outro "snack" vegetal, até terminar, como se fosse bala! Agradeço à ti, mana, e ao resto da minha família, por ter sido sempre receptiva com as informações que trouxe para casa (pelo menos das vezes que valia a pena, hehe).

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo post, Gi! Também acho que tem que ser assim, com leveza, explicando a origem das coisas quando for o momento, quando eles tiverem idade para entender.
    E que coisa mais linda as fotos da Clarinha! Ela é uma fofa!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram!
    Obrigada pelos comentários!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  4. Realmente Gisa, um texto muito rico e bem escrito, eu com certeza a alguns anos atraz fui um dos que perguntou " e você come o que?", hoje com meu filhote tenho um visão muito mais rica sobre a forma de se alimentar, tenho sempre frutas e legumes em casa para comermos junto, tentando assim ser um bom exemplo. Uma pequena horta onde plantamos nossas cenourinhas e tomates...mas como bem sabe não tenho vocação para vegetariano, mas quando quiserem sempe posso assar um abacaxi ou um queijinho para os amigos...parabens novamente.

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Deives! O Victor é uma criança abençoada... Estes pequenos sempre nos trazem mudanças e muito crescimento, não é?! Adorei ler teu comentário! Obrigada pelos elogios e pelo convite para o churras vegetariano! =)

    ResponderExcluir